domingo, 3 de junho de 2012

Cartilha “Software Gimp”


Apresentação
GNU Image Manipulation Program O GIMP é uma ferramenta de criação e edição de imagens de código aberto. Seu nome é formado pela iniciais de GNU Image Manipulation Program. Foi criado para preencher o espaço utilizado para a criação de pinturas e desenhos, retoques em fotografias, edição e manipulação geral de imagens, preparação de gráficos para a Internet e processamento em massa de arquivos, entre outras utilidades. Por possuir seu código-fonte aberto e coberto pela licença pública (GPL - General Public Licence), o GIMP permite que centenas de desenvolvedores da comunidade de software livre contribuam constantemente para o seu desenvolvimento, por meio da eliminação de bugs, desenvolvimento de novas funcionalidades, bateria de testes e até mesmo desenvolvimento de novos plug-ins, que possam ser disponibilizados na Internet e instalados de acordo com a necessidade específica de cada profissional.
Originalmente foi desenvolvido para o sistema operacional UNIX, mas hoje está disponível para as plataformas mais utilizadas, entre elas a Microsoft Windows e Apple MAC OS X. Mais informações sobre o software GIMP podem ser encontradas na Wikipédia. O projeto foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis e hoje é mantido por um grupo de voluntários; é licenciado sob a GNU General Public License.
O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente embora ainda tenha uma fatia de mercado menor do que a do Photoshop.
Ferramentas do GIMP
A caixa de ferramentas do GIMP 


A caixa de ferramentas do GIMP está localizada na janela principal e é formada pelas seguintes opções:
• Barra de título: Localizado na parte superior, contendo o nome do software;
• Menu de opções: Localiza-se abaixo da “Barra de título”, sendo utilizado para configurações, manipulação de arquivos, etc.;

• Ferramentas: Apresenta as principais ferramentas do GIMP;

• Pincéis e preenchimento: Disponibiliza opções de formato e tamanho do pincel a ser utilizado;

• Seleção de cor: Mostra as opções de cor para frente e fundo da imagem.


O GIMP possui ferramentas de seleção que delimitam áreas para edição. As principais ferramentas de seleção disponíveis no GIMP são Ferramenta de Seleção Retangular, Ferramenta de Seleção Elíptica e Ferramenta de Seleção Livre.


Outras ferramentas muito úteis são as ferramentas de Movimento, de Alinhamento, de Corte, de Rotação, de Redimensionar, de Inclinar, de Perspectiva e de Espelhar. 


Como todo editor de imagens, o GIMP disponibiliza ferramentas de Pincel, de Lápis, de Preenchimento e de Texto, além da ferramenta Borracha. 



O GIMP possui um grande número de ferramentas que possibilitam a produção de imagens de grande qualidade.

Produção de Imagens
O GIMP é muito utilizado para edição de imagens, criação de gráficos e logotipos, redimensionamento de fotos, alteração de cores, combinação de imagens através da ferramenta Camada, conversão de arquivos em diferentes formatos.  Com relação à produção de imagens, o GIMP, possui as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade visual e alterar as figuras para simulação de diferentes situações.

Abrindo uma imagem existente
Para abrir uma imagem existente basta, primeiramente, acessar o item “Arquivo” na barra de opções e, em seguida, a opção “Abrir” no menu Arquivo. Você pode visualizar os últimos 10 arquivos salvos ou abertos pelo GIMP. Para isto, acesse o item “Arquivo” no menu de opções e, na seqüência, a opção “Abrir recente”



Na janela “Abrir Imagem”, a coluna da esquerda exibe os atuais drives instalados no seu computador como, por exemplo, discos rígidos, unidades de CD, etc. Para visualizar os conteúdos desses drives, basta selecionar o drive desejado. O conteúdo do drive selecionado pode ser visualizado na coluna do centro. A coluna da direita apresenta uma pré-visualização do arquivo selecionado. 



Trabalhando com cores
No GIMP você pode trabalhar com cores em três formatos de cores, em Escala de Cinza, em colorido (RGB) e Indexada. Tais opções de cores são escolhidas ao criar um novo arquivo e podem ser modificadas posteriormente, basta acessar o item “Imagem” no menu de opções da janela de edição de imagens.






 O comando “Escala de cinza” converte a imagem para tons de cinza, possuindo diversas tonalidades entre o preto e o branco. É importante saber que ao selecionar a opção “Escala de cinza” as cores originais da imagem serão perdidas. A opção “RGB” (modo colorido) é o formato padrão de todas as imagens criadas pelo GIMP, possuindo u ma grande variedade de cores. O modo “Indexado” permite trabalhar com uma seleção limitada de cores pré-definidas ou baseadas na imagem aberta, ou seja, são selecionadas 256 cores e apenas estas serão utilizadas, qualquer cor diferente será transformada para uma cor aproximada que faça parte da lista pré-selecionada.




Selecionando parte de imagens no GIMP
Ao realizar operações sobre imagens usa-se a seleção para definir a área da imagem que deve ser afetada pela ação pretendida. Muitas operações do GIMP (mas não todas) atuam apenas sobre a parte selecionada da imagem. A área selecionada aparece na figura delimitada por uma linha tracejada.  O termo "seleção" no contexto de edição de imagens pode ser comparado a uma delimitação de área. A seleção virtual de áreas pode ser baseada em figuras geométricas (retangular, elíptica), em nível de diferença de cor (cor, região) ou realizada à mão livre sendo que para cada um o GIMP oferece uma ferramenta específica de seleção. 


Filtros
A ferramenta “Filtros” é de grande utilidade na criação e edição de imagens, sendo uma das principais ferramentas do mundo gráfico. O GIMP possui uma grande variedade de filtros como, por exemplo, cores e bordas, foco, sombras e movimentos, efeitos de luz e ainda diversos itens de grande importância na remoção e edição de detalhes e imperfeições.
As categorias de filtros do GIMP são as seguintes: 
Desfocar: Neste item estão os filtros que atuam no foco da imagem;
Cores: Neste item estão todas as opções para manipulação de cores em imagens;
Ruído: São pixels ou pontos que tornam a imagem suja, podendo ser utilizados para criação de nuvens, por exemplo;

Detecção de Bordas; Recurso utilizado para destacar ou remover um determinado objeto da imagem;
Realçar: Fornece algumas opções de realce de áreas da imagem;
• Genérico: Dentro deste item encontram-se os filtros que não se enquadram em nenhuma das outras categorias de filtros do GIMP. 


Para acessar a ferramenta Filtros, basta acessar o item "Filtros" no menu de opções da janela de edição de imagens. 







Efeitos
O GIMP possui alguns efeitos que permitem combinações muito interessantes na edição de imagens como, por exemplo, iluminação, distorção, mapeamento, renderização, entre outros. Os efeitos na verdade são filtros que proporcionam uma série de modificações diferenciadas. A seguir, confira descrição dos principais efeitos disponíveis no GIMP:
• Distorções: O objetivo de tais efeitos é deformar a imagem;
Artístico: São efeitos que não passam de distorções, entretanto, no resultado final causam a impressão de um efeito pronto, sem a necessidade de ser trabalhado de qualquer forma;
Mapeamento: Fornece um conjunto de filtros que deformam ou deslocam imagens de acordo com as camadas;
Renderização: Cria com base em informações paramétricas;

Animação: Alguns filtros de animação estão disponíveis para criá-las automaticamente, a partir de imagens prontas;
Web: Fornece um efeito para ser utilizado em imagens para Web.
Tais efeitos podem ser acessados pelo item “Filtros” na barra de opções da janela de edição de imagens.

Criando e salvando arquivos
O processo para criar uma nova imagem no GIMP é muito semelhante ao de criar um novo arquivo em qualquer outro software. A partir da caixa de ferramentas do GIMP, acessando “Arquivo”na barra de opções. 

O GIMP possui alguns modelos de imagens padronizados de diferentes tamanhos e formatos mais comuns de serem utilizados. Tais modelos podem ser acessados na caixa “Criar uma Nova Imagem”. A caixa “Criar uma Nova Imagem” possibilita também a alteração do tamanho da imagem de acordo com a preferência do usuário, disponibilizando tais medidas em diferentes unidades como pixels, polegadas, etc. 

Para salvar uma imagem no GIMP, basta acessar “Arquivo” na barra de opções. Se o arquivo já está salvo em algum local no computador é suficiente utilizar a opção “Salvar”. Entretanto, se o arquivo ainda não foi salvo em algum lugar no computador, é necessária a utilização da opção “Salvar Como”. 

O GIMP disponibiliza diversas maneiras de salvar arquivos. As principais extensões de arquivos estão listadas a seguir:
XFC: Armazena todos os dados utilizados no GIMP;
JPG: Armazena o resultado final, não conservando dados como, por exemplo, as camadas;
GIF: Armazena apenas informações de transparência de um bit;
PNG: Armazena até 256 níveis de transparência;
BMP: Armazena até 24 bits de cores, mantendo a qualidade do arquivo final.

Um trabalho baseado na construção do conhecimento e no desenvolvimento de aptidões e habilidades requer critérios especiais de avaliação. A participação e o interesse dos alunos são referenciais muito importantes, assim como os trabalhos desenvolvidos no computador e as atividades propostas pela Cartilha À avaliação não vai ser baseada apenas pelo volume de informações teóricas que o aluno adquiriu, mas também na compreensão das informações e na utilização do software gimp. No final de cada encontro os alunos vão fazer uma pasta com nome de cada um e salvar as atividades realizadas e todas as informações adquiridas por eles.






A cartilha foi elaborada através de pesquisas realizadas dos sites:
Sites pesquisados e imagens








Nenhum comentário:

Postar um comentário