domingo, 3 de junho de 2012

Projeto de Arte e Tecnologia



Autoria:
Simone Montenegro Rojas



TEMA:
Aprendendo a usar o Software Livre Gimp



TÍTULO DA AULA
Arte e Tecnologia, Criando e Editando Imagens



CRONOGRAMA:
Alunos de Ensino Médio sendo um total de quatro encontros; todos os sábados das 14H00 as 18H00. Cada encontro tendo a duração de quatro horas.



CARGA HORÁRIA TOTAL:
Carga horária total dos encontros estimada em 16 horas.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Apostila, papel , caneta ,sala de informática



DESCRIÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES:
No primeiro dia será a apresentação geral do programa Gimp e apresentação do professor e também a distribuição das apostilas
Segundo dia: destinado a pesquisa e a escolhas das imagens a serem trabalhadas e de como utilizar os códigos .
Terceiro dia: Após a escolha do imagem, o aluno devera ler os códigos dos exemplos da apostila e transferir estes códigos para o programa é importante copiar os códigos como esta na apostila e de não esquecer de nem um ponto, pois se esquecer o programa automaticamente mostra a linha que esta compilando errado e mando corrigir o seu erro.
No quarto dia Apos ter praticado a linguagem visual e habilidades de leitura sobre os códigos o aluno estará pronto para criar seus próprios códigos e compilar no programa para ver se os resultados são parecidos ao que o aluno imagino. No final será apresentados todos as imagens trabalhadas pelos alunos numa exposição no patio da escola no telão .



Objetivos Gerais– Fazer um planejamento de demostração curso que envolva a utilização integrada dos aplicativos Software livre Gimp , dentro de uma proposta que favoreça o desenvolvimento do aprendiz em busca da autonomia.
Objetivos Específicos– Expressar informações de forma gráfica, visual e animada. Ajustar imagens para a forma desejada, respeitando a finalidade de utilização do arquivo. Edição de imagens e Redimensionamento de imagens. Composição de imagens. Captura de imagens. Aplicação de efeitos e filtros. Desenvolver uma base conceitual sobre sistemas de informática voltada para o melhor aproveitamento da tecnologia disponível.
Conceitos Relacionados ao Domínio Cognitivo
Domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, logica, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação.
Habilidade Relacionados ao Domínio Psicomotor
No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva, destreza ,realiza as atividades dentro dos seus limites.
Atitudinal Relacionados ao Domínio Afetivo
No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização,abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores. Gostar da atividade para que o aluno trabalhe com satisfação, incentivar,achar caminhos , personalidade criativa. E o raciocínio da lógica
. Critérios de Avaliação:
A avaliação poderá ser de acordo com o interesse e o desenvolvimento individual de cada um pela técnica e pelo convívio social. O crescimento pessoal a interação de cada aluno.



.Sistemas de avaliação:
A avaliação será feita em varias etapas. Cada dia de aula valendo 10 pontos, no fim de cada atividade, dando um total de 60 pontos as seis aulas. No ultimo dia, haverá a apresentação dos trabalhos no datashow , valendo 40 pontos. Totalizando assim 100 pontos. Lembrando que a avaliação será de “0 a 10” ou “0 a 40” dependendo do desenvolvimento do aluno.

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