Autoria:
Simone
Montenegro Rojas
TEMA:
Aprendendo
a usar o Software Livre Gimp
TÍTULO
DA AULA
Arte
e Tecnologia, Criando e Editando Imagens
CRONOGRAMA:
Alunos
de Ensino Médio sendo um total de quatro encontros; todos os sábados
das 14H00 as 18H00. Cada encontro tendo a duração de quatro horas.
CARGA
HORÁRIA TOTAL:
Carga
horária total dos encontros estimada em 16 horas.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
Apostila,
papel , caneta ,sala de informática
DESCRIÇÃO
GERAL DAS ATIVIDADES:
No
primeiro dia será a apresentação geral do programa Gimp e
apresentação do professor e também a distribuição das apostilas
Segundo
dia: destinado a pesquisa e a escolhas das imagens a serem
trabalhadas e de como utilizar os códigos .
Terceiro
dia: Após a escolha do imagem, o aluno devera ler os códigos dos
exemplos da apostila e transferir estes códigos para o programa é
importante copiar os códigos como esta na apostila e de não
esquecer de nem um ponto, pois se esquecer o programa automaticamente
mostra a linha que esta compilando errado e mando corrigir o seu
erro.
No
quarto dia Apos ter praticado a linguagem visual e habilidades de
leitura sobre os códigos o aluno estará pronto para criar seus
próprios códigos e compilar no programa para ver se os resultados
são parecidos ao que o aluno imagino. No final será apresentados
todos as imagens trabalhadas pelos alunos numa exposição no patio
da escola no telão .
Objetivos
Gerais–
Fazer um planejamento de demostração curso que envolva a utilização
integrada dos aplicativos Software livre Gimp , dentro de uma
proposta que favoreça o desenvolvimento do aprendiz em busca da
autonomia.
Objetivos
Específicos–
Expressar informações de forma gráfica, visual e animada. Ajustar
imagens para a forma desejada, respeitando a finalidade de utilização
do arquivo. Edição de imagens e Redimensionamento de imagens.
Composição de imagens. Captura de imagens. Aplicação de efeitos e
filtros. Desenvolver uma base conceitual sobre sistemas de
informática voltada para o melhor aproveitamento da tecnologia
disponível.
Conceitos
Relacionados ao Domínio Cognitivo
Domínio
cognitivo temos as habilidades de memorização, logica, compreensão,
aplicação, análise, síntese e a avaliação.
Habilidade
Relacionados ao Domínio Psicomotor
No
domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a
movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades
perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva, destreza
,realiza as atividades dentro dos seus limites.
Atitudinal
Relacionados ao Domínio Afetivo
No
domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta,
valorização, organização e caracterização,abrangendo os
aspectos de sensibilização e gradação de valores. Gostar da
atividade para que o aluno trabalhe com satisfação,
incentivar,achar caminhos , personalidade criativa. E o raciocínio
da lógica
. Critérios
de Avaliação:
A
avaliação poderá ser de acordo com o interesse e o desenvolvimento
individual de cada um pela técnica e pelo convívio social. O
crescimento pessoal a interação de cada aluno.
.Sistemas
de avaliação:
A
avaliação será feita em varias etapas. Cada dia de aula valendo 10
pontos, no fim de cada atividade, dando um total de 60 pontos as seis
aulas. No ultimo dia, haverá a apresentação dos trabalhos no
datashow , valendo 40 pontos. Totalizando assim 100 pontos. Lembrando
que a avaliação será de “0 a 10” ou “0 a 40” dependendo do
desenvolvimento do aluno.
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